quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Etanol dos EUA cria imposto da Tortilha

Foto:seth perlman/AP
Segundo o The New York Times, os preços do milho
aumentaram significativamente em 2007 enquanto os
produtores de etanol aumentaram a produção


“A produção do etanol de Estados Unidos aumentou de 1.6 bilhão galões em 2000 a 5 bilhões de galões em 2006. A produção do Etanol está desviando agora 20% da colheita do milho de Estados Unidos - e essa porcentagem poderá chegar aos 50% este ano”, é o que afirma o jornalista Jerry Garrett, do “The New York Times”. Segundo ele, a produção de Etanol [álcool combustível, que nos Estados Unidos é conhecido como E85, por receber 15% de gasolina], está criando “o Imposto da Tortilla e motins do alimento no México”. É que os preços da refeição de milho e da farinha (usada na produção do tortilla, entre outras coisas) subiram acima de 25% recentemente.
O problema é que o Etanol norte-americano (E85) é criado convertendo substâncias encontradas no milho em um líquido combustível que possa ser misturado com a gasolina, ou queimado diretamente, se os carros dos Estados Unidos passarem a usar o sistema Flex, como ocorre no Brasil.
Para Jerry Garret, a indústria de automóvel norte-americana já está preocupada com o chamado Imposto da Tortilha (Tortilha Tax), enquanto puderem vender seus SUVs
“Este 'Imposto da Tortilla' transforma-se um desafio de relações públicas: o que é mais social e responsável alimentar os pobres ou ter etanol para funcionar seu S.U.V? Não tenho nenhuma dúvida que a indústria do milho virá com alguma maneira nova para desviar de forma inteligente esta questão”, assinala Garrett.
Outra preocupação é o aumento da soja norte-americana para fabricação de biodiesel. “De dois anos para cá, somente 2%da colheita de soja entraram na fabricação de biocombustíveis; mas estima-se que essa proporção poderá atingir a cifra de 12% este ano”, aponta preocupado Jerry Garrett. E o Brasil, como ficará nesta história?

Pavarotti será enterrado no sábado, em Modena

Por France Presse
O corpo do tenor italiano Luciano Pavarotti, falecido na madrugada desta quinta-feira (6/9) em sua cidade natal de Modena (Itália), foi depositado no início desta noite na catedral do centro histórico, onde ficará até sábado de manhã, para que os fãs possam lhe prestar uma última
Corpo de Luciano Pavarotti chega à catedral de Modena; confira galeria de imagens do tenor da Folha On Line
Sob aplausos, o caixão do cantor de ópera, que morreu aos 71 anos em sua casa na periferia de Modena, foi levado para o interior da catedral romana da cidade, considerada patrimônio da humanidade pela Unesco.
Também chegaram à catedral, a bordo de um carro preto, a mulher do tenor, Nicoletta Mantovani, e as três filhas do casamento de Pavarotti com Adua Veroni.
Além de mais de 100 jornalistas, italianos e estrangeiros, mais de mil fãs e curiosos faziam fila para serem os primeiros no velório, que ficará aberto por apenas algumas horas hoje e reabrirá as portas na sexta de manhã.
"Modena se identificava com Pavarotti, que fez a cidade ficar conhecida no mundo inteiro, graças a sua voz extraordinária. Sua capacidade de expressar emoções era única", disse à imprensa o prefeito local, Giorgio Pighi.
"Pavarotti queria que Modena continuasse sendo sua cidade, mesmo após sua morte e ele tinha, absolutamente, de ser enterrado aqui", completou.
Giorgio Pighi informou que o primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, e seu ministro da Cultura, Francesco Rutelli, assistirão às exéquias, no sábado, às 13h GMT (10h de Brasília).

Sarney pode substituir Renan no Senado

Por Priscilla Mazenotti Repórter da Agência Brasil
Os senadores começam a discutir a possível sucessão de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. O pedido de cassação do parlamentar foi aprovado no Conselho de Ética ontem (5) e será votado em plenário na próxima quarta-feira (12). Vice-líder do PMDB, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) disse que o partido já avalia um novo nome para ocupar o cargo.“Os líderes estão conversando. Há interesse dos outros poderes para que o novo presidente do Senado seja um homem realmente conciliador”, afirmou Borges. Segundo ele, o PMDB tem pensado no senador José Sarney (PMDB-AP) como um possível nome para ocupar a vaga que pode ser deixada por Renan.“A hora é de crise e o Sarney é sempre convocado em hora de crise. O grande problema é convencê-lo. Ele tem manifestado que não tem interesse, mas tudo depende do que ocorrer na quarta-feira. Mas, do ponto de vista político [a saída de Renan da presidência] é uma perda para o nosso partido.”

Cai mais um diretor na Anac

O diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Leur Lomanto, deixou o cargo hoje (6). A carta de renúncia foi divulgada no site da agência, que é responsável por regulamentar a aviação civil brasileira.
Lomanto é o terceiro dos cinco diretores que compõem o colegiado da Anac a abandonar o posto em meio às críticas de que a agência teria sido ineficiente para lidar com a crise do setor aéreo. Antes dele, Denise Abreu e Jorge Velozo haviam renunciado.
Com sua saída, Lomanto cria um problema a mais para o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que tenta preencher as vagas de Denise e de Velozo. Sem no mínimo três diretores, a Anac não tem como validar qualquer deliberação.
Na carta entregue hoje a Jobim, Lomanto alega estar deixando o cargo “por entender que ANAC deve permanecer fiel ao seu compromisso de ser uma agência de Estado e não de governo”.
• por Alex Rodrigues Repórter da Agência Brasil

Lula envia ao Congresso lei sobre resíduos sólidos

foto: fábio rodrigues pozzebom/ABr
O presidente Lula assina a mensagem que encaminha ao Congresso o projeto de lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na foto também a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, e o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Luiz Henrique da Silva, da Asmare de Belo Horizonte.

TSE ameaça cortar Fundo Partidário do PMDB

foto: TSE/Divulgação

Ministro José Gerardo Grossi


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ameaça cortar o ‘Fundo Partidário’ do PMDB. Segundo o TSE, o partido pode perder repasses mensais de R$ 1,7 milhão
O Tribunal Superior Eleitoral deu prazo de 72 horas para que o PMDB esclareça impropriedades detectadas na escrituração do partido referente a 2006. À falta de respostas convincentes, o TSE pode vetar o acesso da legenda ao Fundo Partidário.
A ameaça não é banal. Entre janeiro e agosto de 2007, o PMDB recebeu do fundo R$ 3,8 milhões –ou R$ 475 mil por mês. Sem essa grana, o partido vai à breca. A intimação foi expedida na noite desta quarta-feira (5) pelo ministro José Gerardo Grossi.
publicado no Blog do Josias

Brasil já gastou R$ 370 mi no Haiti

De junho de 2004 até o momento a permanência do contingente militar brasileiro na força de paz das Nações Unidas (Onu) no Haiti custou ao tesouro nacional cerca de US$ 185 milhões, ou R$ 370 milhões. Na verdade o Brasil já gastou cerca de US$ 285 milhões, entre junho de 2004 e junho de 2007, mas houve abatimento do reembolso da ONU para a operação - US$ 100 milhões. O balanço é das Forças Armadas e foi apresentado ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que fez sua primeira visita ao Haiti nesta semana.
Fábio Motta/AE
Ministro Jobim, em Porto Príncipe, no Haiti
.

Os críticos de plantão do DEM e do PSDB detonam os gastos, mas este pessoal do exército precisa treinar missões reais para defender o território brasileiro. Vale notar que desses valores brutos, R$ 70 milhões, foram utilizados para pagamento de pessoal, R$ 118 milhões para custeio e R$ 97 milhões para investimentos.
O ministro Nelson Jobim defende o investimento na missão de paz pela necessidade de o país estar presente na solução dos problemas latino-americanos.
- Precisamos avaliar em relação a isso os interesses do Brasil. Primeiro, o país não pode ficar alheio às questões que envolvem a América Latina. A condição do Brasil é de liderança e protagonismo regional, portanto é preciso estar presente. Isso de um lado, o lado das relações exteriores, da posição do Brasil na região. Se o Brasil, que é o maior país da região, ficasse afastado disso, você teria um certo distanciamento dos problemas - explicou.

Pernambuco reforça Pacto pela Vida

foto: ascom/PE
Dando continuidade a mais uma ação ligada ao Pacto Pela Vida, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidiu, dia 05/09, no Chevrolet Hall de Olinda, a aula inaugural para os oitocentos e oitenta e dois novos soldados da Policia Militar de Pernambuco. Segundo o governador, os soldados já estarão atuando nas ruas a partir de dezembro. ”Estes novos policiais já serão formados a partir de uma nova perspectiva, ligadas aos princípios do Pacto Pela Vida. Jovens soldados que serão treinados tendo como um dos focos, ações que respeitem os direitos humanos”, afirmou Eduardo Campos.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Baleia jubarte aparece morta em praia do ES

Reprodução/TV Gazeta Vitória

Biológos ainda não sabem a causa
da morte da baleia na praia de
Jacaraípe, na Serra. Animal está
amarrado na orla e deve ser
enterrado nesta terça-feira
.
Do G1
Uma baleia jubarte com cerca de 30 toneladas foi encontrada morta, na manhã desta terça-feira (4), na praia de Jacaraípe, na Serra (ES). O animal tem 11 metros de comprimento e cerca de 4 anos de idade, segundo biólogos do Instituto Orca. A causa da morte ainda é desconhecida e deve ter ocorrido ainda em alto-mar, pois estava em estado avançado de decomposição.

Ciro é tratado como candidato por partidos de esquerda

Eduardo Knapp/Folha Imagem

Ciro Gomes foi recebidopelamilitância como candidatoà Presidência da República


Folha News
Um dia depois de o PT decidir que vai discutir a sucessão presidencial com os partidos da coalizão, seis legendas que integram a base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializaram nesta segunda-feira um bloco nacional de esquerda de olho nas eleições de 2008 e 2010. PDT, PC do B, PSB, PRB, PHS e PMN se uniram para mostrar força para o próprio PT na escolha do candidato.
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) foi recebido na cerimônia de lançamento do bloco realizada hoje, em São Paulo, como um dos possíveis candidatos a presidente em 2010. Mas amenizou o tom quando questionado sobre o assunto e preferiu exaltar o governo Lula, apesar de a platéia formada por quase 1.000 militantes --a maioria do PSB-- gritar palavras de ordem como se já estivesse em campanha eleitoral."Acho que discutir 2010 não é prudente para nenhum de nós, que temos a obrigação central de reforçar a possibilidade de êxito do governo Lula", afirmou.Depois, durante discurso para a militância, Ciro destacou a importância da unidade do bloco para realizar mudanças no país, o que só será possível por meio de eleição com candidato próprio. "Só faremos a política que o Brasil precisa se tiver a unidade de todas as forças diferentes dos valores de esquerda", disse.

Minas lidera assaltos a ônibus

foto: Reprodução/ TV Globo
Segundo o Portal G1, em 2006 nosso estado concentrou 56,7% de assalto a ônibus no país.
Além de ter registrado o maior número de acidentes e o maior número de mortes nas estradas federais durante o período das férias deste ano, as rodovias de Minas Gerais também são as que mais oferecem risco de assalto a ônibus. Em 2006, das 511 ocorrências, 290 ocorreram em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esse dado é proporcional ao número de rodovias do estado: MG tem a maior malha federal do país. Até julho deste ano, 284 ônibus foram assaltados em rodovias do Brasil. Nesse mesmo período, ocorreram 60 prisões – um aumento em relação ao ano passado, quando foram presos 56 criminosos. A PRF informa que parte dos números refere-se a ônibus urbanos. Os estados que mais apresentaram ocorrências foram Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão.
Reportagem de Giovana Sanchez

Justiça caça ex-deputado Ronivon Santiago

O ex-deputado federal Ronivon
Santiago,já esteve preso duas vezes


Notícias do blogueiro Josias de Souza
A Justiça Federal do Acre decretou a prisão preventiva do ex-deputado federal Ronivon Santiago (PP-AC). Deu-se na última quarta-feira (29). Mas o ex-congressista tomou chá de sumiço. Tornou-se um foragido da lei. Suspeita-se que esteja escondido em Brasília.
A prisão foi determinada pelo juiz federal Raimundo Nonato da Costa Maia. Ele atendeu a um pedido formulado pelo promotor de Justiça Admilson Oliveira e Silva. Ronivon é réu em diversos processos abertos para apurar a prática de crimes eleitorais. O mais grave é o que apura a compra de votos na eleição de 2002.
Sua detenção foi requerida sob o argumento de que o ex-deputado vem desatendendo às convocações da Justiça. O que estaria “comprometendo o regular desenvolvimento da ação penal proposta e colocando em dúvida a aplicação da lei em vários processos que tramitam contra ele na Justiça Eleitoral do Acre.”
Ronivon tornou-se figurinha carimbada da política nacional em 1997. Descobriu-se, naquele ano, que ele e outros deputados acreanos haviam vendido por R$ 200 mil os seus votos na emenda que instituiu a reeleição presidencial, em benefício do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Enredado no escândalo, Ronivon renunciou ao mandato. Voltou à Câmara em 2002. Mas teve o diploma de deputado cassado pela Justiça Eleitoral. A Câmara demorou-se em atender à determinação da Justiça. Só em 2005 Ronivon foi despachado do Congresso. Antes, teve tempo de se envolver em outra delinquência. Chegou a ser preso por envolvimento com a máfia das sanguessugas, que superfaturava ambulâncias.
QUEM É - Ronivon Santiago (Cruzeiro do Sul, 14 de outubro de1950) é um político brasileiro, filiado ao Partido Progressista do Acre. Foi eleito deputado federal em 1990, sendo reeleito em 1994. Renunciou ao mandato depois de admitir ter vendido seu voto em favor da emenda da reeleição de 1998. Em 2002 foi eleito novamente, mas perdeu o mandato em 21 de dezembro de 2005.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Minas lidera assaltos a ônibus

foto: Reprodução/ TV Globo
Segundo o Portal G, em 2006 nosso estado concentrou 56,7% de assalto a ônibus no país.
Além de ter registrado o maior número de acidentes e o maior número de mortes nas estradas federais durante o período das férias deste ano, as rodovias de Minas Gerais também são as que mais oferecem risco de assalto a ônibus. Em 2006, das 511 ocorrências, 290 ocorreram em Minas Gerais. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), esse dado é proporcional ao número de rodovias do estado: MG tem a maior malha federal do país. Até julho deste ano, 284 ônibus foram assaltados em rodovias do Brasil. Nesse mesmo período, ocorreram 60 prisões – um aumento em relação ao ano passado, quando foram presos 56 criminosos. A PRF informa que parte dos números refere-se a ônibus urbanos. Os estados que mais apresentaram ocorrências foram Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão.
Reportagem de Giovana Sanchez

sábado, 1 de setembro de 2007

Lideranças do Vale do Mucuri unidas pelo ICMS Solidário













Alfredo Nascimento pode perder vaga no Senado

Antônio Cruz/Abr
O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, fala no lançamento das obras de duplicação da BR-070 em Goiás

O Ministério Público Eleitoral no Amazonas pediu ontem a cassação do diploma de senador do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), por supostos abuso de poder econômico e uso de caixa dois nas eleições de 2006.
No parecer enviado ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas, assinado pelo procurador Edmilson da Costa Barreiros Júnior, o MPE também solicitou à Justiça nova eleição para uma vaga amazonense no Senado. Licenciado do Senado, a vaga de Nascimento foi assumida pelo suplente, o senador João Pedro (PT).
O pedido de cassação do diploma de senador de Nascimento tem como base a representação no qual é ele acusado de uso de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) falso durante a campanha eleitoral e de não ter prestado contas de despesas realizadas naquele período, caracterizando abuso do poder econômico e uso de caixa dois. A denúncia foi apresenta ao MPE pelo então deputado Pauderney Avelino (DEM), adversário de Nascimento nas eleições.
Além desta denúncia, o ministro dos Transportes também enfrenta mais dois processos no TRE do Amazonas. Um o acusa de compra de votos por pagamento de gasolina a eleitores durante uma carreta na cidade de Manacapuru (84 km sul de Manaus). e a outra trata de abuso do poder econômico.
A assessoria de imprensa do ministro Alfredo Nascimento informou ontem que ele só se manifestaria sobre o pedido de cassação após o dia 10 de setembro, data do julgamento da ação no TRE do Amazonas.
Há duas semanas, em entrevista a emissoras de rádio de Manaus, Nascimento afirmou que as denúncias faziam parte do embate político. "É muito comum que políticos inexpressivos, que não tenham votos, tentem buscar na Justiça um mandato que é legítimo. A Justiça vai provar claramente que as denúncias não têm fundamento", disse.
Com relação ao CNPJ, Nascimento afirmou que não era falso. "Não se pode ter CNPJ falso se eu tive minhas contas aprovadas", afirmou o ministro.

Lula: "Companheiros terão tempo para se defender"

Por Elaine Patrícia Cruz e Daniel Merli - Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou a aceitação do Supremo Tribunal Federal (STF) de denúncias contra 40 suspeitos de montarem com um esquema de compra de votos no Congresso Nacional para aprovação de projetos em favor do governo federal, conhecido como mensalão."Eu queria que os petistas tivessem em mente que, até agora, nenhum deles foi inocentado, mas também nenhum deles foi culpado", afirmou, ao participar do 3º Encontro Nacional do PT, ao qual é filiado. "Não sabemos o que aconteceu, mas esses companheiros, certamente, terão tempo para se defender"."Se algum de nós cometer um erro será submetido às mesmas regras que os 190 milhões de habitantes são submetidos neste momento", afirmou. Mas defendeu o partido do qual é fundador. "Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que o nosso partido".Sete petistas estão entre os acusados: o ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-presidente do PT, José Dirceu, o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares, e o deputado federal e ex-presidente do partido, José Genoino (SP), o ex-deputado federal João Magno (MG), o ex-secretário de Comunicação Luiz Gushiken, e os deputados federais João Paulo Cunha (SP) e Paulo Rocha (PA). Também será aberto processo contra Silvio Pereira, ex-secretário-executivo do partido, que pediu desfiliação.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Jubarte passeia no Brasil

Enrico Marcovaldi/Projeto Baleia Jubarte


Baleia jubarte costuma aparecer
no litoral de Salvador, na Bahia,
para se reproduzir

brasileiros não sabem comprar alimentos

Levantamento realizado nas principais capitais do país aponta que os brasileiros não consultam os médicos sobre nutrição

Uma pesquisa nutricional realizada com 1500 pessoas, entre homens e mulheres, de 18 a 60 anos, das classes sociais A, B, C, nas principais capitais do país, realizada em parceria entre o HCor, Instituto de Metabolismo e Nutrição e a Synovate Brasil, aponta que os brasileiros não sabem selecionar os alimentos ideais, não tiram dúvidas com médicos sobre nutrição, além de não terem o hábito de consumirem frutas, verduras e legumes.
O dr. Daniel Magnoni, nutrólogo e cardiologista do HCor – Hospital do Coração, pergunta: “até que ponto o consumidor sabe, conhece e compra corretamente os seus alimentos?" Estas respostas serão apresentadas os resultados de uma pesquisa nacional de nutrição com dados que revelam, por exemplo, que são as mulheres as principais responsáveis na escolha dos alimentos a serem comprados nos supermercados, com 43% de decisão, contra 13% dos homens entrevistados. A pesquisa mostra ainda que dos 1500 consultados, 77% não questionam os médicos sobre nutrição e apenas 23% fazem questionamentos sobre o assunto”, explica dr. Magnoni, coordenador do Congresso.

STF abre processos penais contra os 40 acusados pelo mensalão

foto: roosewelt pinheiro/ABr
Juiz Joaquim Barbosa, relatordo STF,
apresenta seu voto sobre o esquema do mensalão


Todas as 40 pessoas denunciadas pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, de participar do esquema de compra de votos em troca de apoio político conhecido como mensalão irão responder processos penais.
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu denúncia contra os últimos dois da lista de acusados: o publicitário Duda Mendonça e sua sócia, Zilmar Fernandes, responderão por lavagem de dinheiro e evasão de divisas.
O ministro Cezar Peluso afirmou que os denunciados não poderiam saber a origem dos recursos recebidos, mas que deveriam desconfiar da forma como o pagamento era feito, em espécie, e não em cheque ou por transferências eletrônicas, que são operações mais seguras. “É estranho o fato de Zilmar Fernandes ter recebido R$ 300 mil em três parcelas, em espécie, em agências na Avenida Paulista. Por que os denunciados não suspeitaram de uma origem ilícita?”, questionou o relator.

Mauro Lopes recebe homenagem do Clube Mineiro de Motos Clássicas

foto: divulgação

Na foto o deputado federal Mauro Lopes, os capitães Senra e Sinclair




O Clube Mineiro de Motos Clássicas realizou no dia 25 de Agosto de 2007 a segunda edição do Minas Classic Motos, uma exposição de motos clássicas e antigas fabricadas há pelo menos 20 anos. O evento contou a participação de mais de 250 motos, colocando Belo Horizonte no calendário do motociclístico nacional.
A exposição aconteceu no pátio de entrada da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reunindo centenas de pessoas, de apaixonados e colecionadores de motos há pessoas que vieram conhecer e aprender um pouco sobre a história das motocicletas. Motocicletas do início do século XX e de todas as décadas foram expostas na Praça da Assembléia promovendo uma integração dos motoqueiros de Belo Horizonte e todo o estado.
O Deputado Federal Mauro Lopes foi um dos homenageados do evento. Fundador do corpo de motociclismo da polícia rodoviária federal em 1971, Mauro Lopes foi chefe dos batedores da Polícia Rodoviária Federal nas duas visitas que o Papa João Paulo II fez ao Brasil, fato esse que o deputado descreve com grande orgulho “ em cima de uma Harley-Davidson, tive o prazer de fazer a escolta de segurança do Santo Papa João Paulo II, nas duas vezes em que visitou o Brasil. E quando Sua Santidade estava de partida para a Itália, deu-me de presente uma medalha que mandou confeccionar em homenagem ao Brasil: de um lado está estampado o seu rosto e, de outro, o rosto de Nossa Senhora Aparecida. Guardo essa medalha com muito carinho. Essa a bênção que recebi, na condição de Policial Rodoviário”. Com uma longa história de serviços prestados ao corpo da polícia rodoviária federal, Mauro Lopes recebeu uma justa homenagem de todos os motociclistas de Minas Gerais. Além de Mauro Lopes, também foram homenageados os Capitães Senra e Sinclair, que assim como Mauro ajudaram a construir a história do corpo de motociclistas da Polícia Rodoviária Federal.