sexta-feira, 8 de junho de 2007

Êta fuminho bão... e de graça

Fumo de rolo - reprodução
A secretaria de Estado da Defesa Social, através de sua Comissão Permanente de Licitação, homologou a compra de fumo de rolo desfiado e de papel para cigarro. Seu valor: R$ 20.539,20. Venceu o pregão eletrônico a empresa Ebrapi-Comércio e Representações Ltda. Assinou a homologação a diretora de Superintendência de Logística e Recursos Humanos, Ana Costa Rego, no dia 30 próximo passado.
Ao que parece - não podemos garantir -, o tabaco em foco deve ser destinado aos apenados em penitenciárias de responsabilidade do Estado. A intelligentsia da Secretaria de Defesa Scoail deve ter pensado no fumo copmo um produto terapêutico para que se acalmem os condenados na clausura.
A novidade em si está no fato de o governo (no caso direto, a sociedade) custear o vício dos criminosos que cumprem sentença em um primeiro momento. Numa outra fase, certamente, a mesma sociedade bancará também um certeiro tratamento de enfisema pulmonar, quando não de um câncer, provocado pelo tabagismo. O atenuante, dirão os intelectuais da Defesa social, está no detalhe de que o fumo já chega picado para a distribuição, o que dispensa o uso de um instrumento cortante, impensável em ambiente de confinação.
O resultado da licitação foi publicado no ‘Diário Oficial de Minas Gerais", em 31 de maio de 2007, justamente quando se comemorou o Dia Internacional Antitabagismo.

Nenhum comentário: