quinta-feira, 22 de março de 2007

Cancelada reunião da CTNBio

foto: ABr

O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Walter Colli, fala à imprensa sobre a liberação ou não da comercialização do milho transgênico LibertyLink, da empresa alemã Bayer CropScience. A decisão só deverá ser conhecida em abril.




Após sanção presidencial da MP 327, que reduz quorum de aprovação da CTNBio, encontro de membros da Comissão é suspensa por impasse sobre a participação da sociedade civil.

A reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) que aconteceria nesta quinta-feira (23/3) em Brasília foi cancelada pelo presidente, Walter Colli, após longa discussão sobre a participação da sociedade civil como ouvinte-observador na reunião.
É que no dia 15 de março, o Greenpeace enviou requerimento para participar da reunião da Comissão, conforme previsto na Lei de Biossegurança e no regulamento interno da CTNBio. No início da reunião, os ativistas Gabriela Vuolo, coordenadora da campanha de engenharia genética, e João Alfredo, assessor de políticas públicas, foram até o local da reunião e, embora tivessem o direito jurídico de permanecer na sala, alguns membros da Comissão insistiam que a reunião só deveria continuar quando fossem retirados do local.
Os membros da Comissão não conseguiram chegar a um acordo sobre o requerimento: parte era favorável à presença da sociedade! civil na reunião, e outra era contrária. O Greenpeace acredita que a participação da sociedade civil, mesmo que seja apenas como ouvintes, sem direito a voz ou voto, é absolutamente pertinente e necessária, uma vez que a liberação comercial de variedades transgênicos pode ter impactos na vida de todos os brasileiros.

Nenhum comentário: