quinta-feira, 19 de julho de 2007

Erro humano ou mecânico no vôo 3054?

A tragédia do vôo 3054 aconteceu por falha humana ou mecânica? É que o Airbus A320 da TAM, prefixo MBK, que fazia o vôo 3054 de Porto Alegre a São Paulo, chegou ao Aeroporto de Congonhas a uma velocidade quase quatro vezes acima da média. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) averiguou que o avião percorreu determinado trecho em três segundos. A média dos demais vôos, segundo a Aeronáutica, é de 11 segundos.
Ficam as perguntas: O sistema de frenagem do Airbus A320 [o tal do reverso - ele ocorre quando um avião gera um fluxo de ar para frente, com o intuito de diminuir a velocidade da aeronave após tocar o solo] pode ter falhado? O que provocou a brusca aceleração do avião no momento do pouso? O piloto tentou arremeter? [decisão do piloto de abortar o pouso e retomar o vôo]. A pista estava escorregadia?
O certo é que a velocidade do avião seria superior à recomendada para parar com segurança. somente a desgravação das caixas-pretas [que na verdade têm cor laranja] poderá responder a todas estas cruciais indagações. Clique aqui e assista o vídeo.
Mas, pela acusação açodada da esmagadora maioria da mídia nacional, que detonou a Infraero e todo o governo, vê-se que não podemos ter pena de morte no Brasil. Pode ser que o resultado das investigações apontem erros humanos por falha mecânica.
Segundo informações da Agência Brasil, "por mais de uma vez, durante cerca de uma hora e meia de entrevista coletiva na tarde 18 de julho, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, procurou afastar qualquer possibilidade de ter ocorrido qualquer problema técnico que justificasse o acidente com o Airbus A320. "Não há o registro de nenhum problema com essa aeronave", afirmou. E acrescentou que isso pode ser constatado em registros no livro de bordo. Segundo Bologna, a última revisão do avião foi feita no dia 29 de junho.

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