sábado, 14 de abril de 2007

OAB, dois pesos duas medidas

No Brasil a lei não é para todos. Quando um figurão vai em 'cana' [casos dos 25 que foram varridos para as grades pela Operação Hurricane - Furacão, em inglês], os advogados, aqueles mais caros e com grandes escritórios de advocacia, se movimentam céleres para livrar os infratores da lei. Desta vez, como entre os presos encontram-se juízes, delegados e empresários do Carnaval carioca e de jogos, até a OAB se mobiliza para soltar os contraventores [Confira a lista dos capturados pelo furacão da PF logo abaixo]. O brasileiro pobre, coitado, não tem a mesma solidariedade da OAB. Veja o caso da mulher que roubou um pote de margarina e ficou nove meses na cadeia. Ou do surdo-mudo, que por causa de um gesto suspeito passou 11 dias preso, e só foi solto porque uma equipe da Rede Globo descobriu o erro policial e pôs a boca no trombone.
Mas como existem figurões entre os suspeitos, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, decidiu procurar o ministro da Justiça, Tarso Genro, para protestar contra a dificuldade que os advogados dos presos pela Polícia Federal estão tendo para se comunicar com seus clientes.
Mas a PF não se intimidou e, desde às 16h deste sábado 14/4, está colhendo os depoimentos dos envolvidos na sede da PF, em Brasília. Três equipes da diretoria de inteligência da PF tomam os depoimentos. Entre os presos está o advogado Virgílio de Oliveira Medina, irmão do ministro Paulo Medina, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O visual da Operação furacão impressiona. Dezenas de carros de alto luxo apreendidos e o dinheiro dos contraventores era tão volumoso que teve que ser carregado em um carro-forte

Os 25 presos
- Ailton Guimarães Jorge - bicheiro, conhecido como Capitão Guimarães, é presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro
- Ana Claudia Rodrigues do Espírito Santo
- Anísio Abrão Davi - bicheiro e presidente de honra da Beija-Flor
- Antonio Petrus Kallil - bicheiro, conhecido como Turcão
- Carlos Pereira da Silva - delegado da Polícia Federal de Niterói
- Delmiro Martins Ferreira
- Ernesto da Luz Pinto Dória - juiz do Trabalho do TRT da 15ª Região (Campinas, SP)
- Evandro da Fonseca - advogado
- Francisco Martins da Silva
- Jaime Garcia Dias - advogado
- João Sérgio Leal Pereira - procurador da República. Acusado de integrar esquema de fraudes em sentenças judiciais ao lado do desembargador Ivan Athié. Está afastado do cargo. Foi preso na Bahia.
- José Eduardo Carreira Alvim - ex-vice-presidente do TRF-2.ª Região, do Rio de Janeiro e Espírito Santo, e desembargador federal
- José Luiz Rebello
- José Renato Granado Ferreira - empresário
- José Ricardo de Figueira Regueira - desembargador federal
- Júlio Guimarães Sobreira
- Laurentino Freire dos Santos
- Licínio Soares Bastos
- Luiz Paulo Dias de Mattos - delegado da Polícia Federal
- Marcos Antônio dos Santos Bretas
- Paulo Roberto Ferreira Lima
- Sérgio Luzio Marques de Araújo - advogado e irmão do juiz federal Marcelo Luzio
- Silvério Néri Cabral Junior - advogado
- Susie Pinheiro Dias de Mattos - delegada da Polícia Federal. Estava licenciada para exercer o cargo de corregedora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com função era combater as fraudes de combustíveis.
- Virgílio de Oliveira Medina - advogado. Irmão do ministro do STJ Paulo Medina

Nenhum comentário: