segunda-feira, 30 de abril de 2007

Papa aquece turismo religioso

fotos: divulgação


Enquanto o papa Bento XVI
não chega, já desembargou
no Brasil o papamóvel,
veículo blindado
para uso do sumo pontífice


A passagem do papa Bento XVI por São Paulo e Aparecida vai movimentar o turismo religioso brasileiro. Incluindo a vinda de fiéis católicos de todos os cantos do Brasil e também de países latino-americanos, o turismo em torno do papa deve movimentar um montante de R$ 60 milhões na Capital paulista. Apesar dos preparativos, os organizadores temem pela infra-estrutura oferecida aos visitantes provenientes dos 10 mil ônibus de fretamento que acompanharão a visita papal.
Até hoje não entendi porque a Igreja, no Brasil optou pelo nome Bento e não Benedecto (Benedito) XVI, como o restante do mundo conhece o papa. Talvez seja porque Benedito é conhecido como o "Santo Mouro" e lembra aos católicos brasileiros santo cultuado pelos negros à época da escravatura.
História de São Benedito
. Nasceu na Sicília, em uma propriedade próxima de Messina, em 1526, era filho de descendentes de escravos trazidos da Etiópia, país do leste africano. Foi libertado ainda muito jovem por seu Senhor. Desde pequenino manifestava pronunciada tendência para a penitência e para a solidão. Mas, trabalhador, aos 18 anos já provia a si mesmo e aos pobres. Tinha vinte e um anos quando foi insultado publicamente por causa de sua cor. A atitude digna e paciente que teve na ocasião não passou despercebida, e o líder de um grupo de eremitas franciscanos o convidou a fazer parte da comunidade. Benedito aceitou o convite para trabalhar na cozinha do mosteiro.
Em 1578, apesar de ser leigo e analfabeto foi o escolhido para ser o guardião do mosteiro franciscano, o qual administrou com rigor.
Sua confiança na Providência foi sem limites: recomendara ao porteiro jamais recusar esmolas aos pobres que se apresentassem. Dava a seus religiosos o exemplo de todas as virtudes. Era sempre o primeiro no coro e nos exercícios da comunidade, o primeiro na visita aos doentes e no trabalho manual.
Terminado o tempo de seu cargo, voltou novamente ao ofício de cozinheiro. Em 1589 caiu gravemente doente e morreu docemente no dia 4 de abril. Foi canonizado em 1807, e normalmente em suas imagens traz o menino Jesus nos braços, São Benedito foi chamado de "O Santo Mouro", por causa de sua cor negra. Sua festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro.
• Texto compilado do site da Congregação dos Sagrados Estigmas de nosso Senhor Jesus Cristo

Nenhum comentário: